Descoberta pelo médico sanitarista Carlos Chagas, a doença é causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi. É transmitida pela picada e consequente fezes do percevejo Triatoma Infestans Rodnius prolixus, ou, como são popularmente chamados, "barbeiros".
O Mal de Chagas afeta principalmente o sistema linfático e causa sérios problemas cardíacos. Os primeiros sintomas são febre, inchaço dos linfonodos, cansaço e inchaço do fígado, mas só duram cerca de 2 a 4 meses. Somente depois de 10 a 20 anos com a doença já contraída, que as lesões no coração, ou seja, os sintomas mais graves, como insuficiência cardíaca, são detectados.
O "barbeiro" (inseto transmissor) se aloja em casas em se assemelham a ambientes naturais (casas de sapê, em geral lugares muito pobres). Eles picam à noite, e mesmo sendo relativamente grande, utilizam uma anestesia natural, portanto são imperceptíveis. Para se prevenir, proteja as janelas e portas de sua casa com telas, utilize inseticidas e proteja as camas com cortinas anti-insetos. Não existe uma vacina que cure o Mal de Chagas.


Triatoma Infestans ou "barbeiro"
external image imagemVer.jpg