Evolucionismo



Corrente de pensamentos, iniciada pelo naturalista inglês Charles Darwin, que explica de forma científica (entenda-se por meio de hipotetizações e comprovações) a evolução dos seres vivos.
Acima de qualquer coisa, o evolucionismo parte do paradigma que as espécies mudam ao longo do tempo por meio da evolução.

Basea-se em grande parte (se não inteiramente) na teoria da Seleção Natural, formulada por Darwin, e que pode ser resumida nos seguintes tópicos:
  • Todas as populações geram determinada quantidade de descendentes, sendo sempre maior do que a que de fato sobrevive.
  • Todo novo indivíduo que nasce, seja qual for a sua espécie, apresenta variedades/mutações, que o diferenciam dos seus progenitores, bem como de todo o resto da espécie.
  • Tais mutações podem, ou não, vir a ser úteis na luta pela sobrevivência. Por exemplo, uma mutação que confira maior destreza ao ato da alimentação decerto será útil ao ser.
  • Uma vez que não é possível que todos os indivíduos que nascem sobrevivam, sobrevivem aqueles cujas muta
    arvore_filogenetica.gif
    Árvore Filogenética da Evolução do Homem. Note-se que o chimpanzé não se configura como descendente do homem, mas ambos tês ancestrais comuns.
    ções lhe favorecem. Ou seja, vivem aqueles que estão melhor adaptados ao meio em que vivem, assim podendo garantir a perpetuação da sua espécie por meio da reprodução.
  • Existe portanto uma seleção natural dos indivíduos mais adaptados.
  • Aqueles seres que sobrevivem transmitem grande parte das suas características aos seus sucessores, que também apresentarão variações próprias.

O evolucionismo trata-se de uma teoria, propriamente dita, dado que não se pode formular uma lei que preveja a forma com que evoluirá a vida.

Ressalte-se que segundo o evolucionismo não se deve comparar dois espécimes da mesma geração como "este é mais evoluído do que este", pela simples razão que a evolução dá-se conforme transcorre o tempo; ora, todos os seres vivos atuais, estando ou não adaptados ao meio em que vivem, estão no mesmo patamar de evolução.