“Tenho a sensação de que os meus livros saíram parcialmente do cérebro de Lyell”
Charles Darwin

Geólogo inglês. Era um gradualista. Famoso por ter influenciado Darwin em suas idéias de evolução dos seres vivos. Além ter levado o primeiro volume de seu livro, Princípios da Geologia, a bordo do Beagle, as primeiras anotações de viagem do biologo foram sobre temas da Geologia. Charles Lyell (1797-1875) também era amigo de Charles Darwin (1809-1882). Foi Lyell quem encorajou Darwin a publicar A Origem das Espécies.

Escocês, Lyell influenciou Darwin principalmente pela teoria Uniformitarista, que afirma que a superfície da Terra é gradualmente alterada por chuvas, neve, deposição, erosão, sedimentação, vento etc. e não admite evolução orgânica. Apesar de parecer que é totalmente desconectada da teoria da Evolução, se Darwin seguisse a teoria mais usada na época, o Catastrofismo, Origem das Espécies não faria sentido algum.

Durante toda a vida Lyell defendeu incesantemente Darwin das enumeras críticas. Em 1863, escreveu A Evidência Geológica da Antiguidade do Homem, onde questiona as teorias fixistas e a história tradicional da criação e demonstra que o ser humano surgiu na Terra muito antes do que se achava possível, junto com animais fossilizados.

Curiosamente, o corpo de Darwin foi enterrado ao lado do de Lyell.
Lyell.jpg